sábado, 21 de agosto de 2010

o Altar e o Átrio

O ALTAR

O altar é o lugar alto onde são oferecidos os sacrifícios a Deus. No Tabernáculo erguido por Moisés no deserto existiam dois altares: o altar do holocausto e o altar do incenso. O altar do holocausto localizava-se no átrio defronte da entrada do Tabernáculo. Já o altar do incenso se situava dentro do Santo Lugar imediatamente diante do véu que o separava do Santo dos Santos. O altar do holocausto era feito de madeira revestida de bronze. Isso o tornava removível e à prova de fogo, já que diariamente nele se ofereciam sacrifícios de animais e incenso.

O ÁTRIO

O átrio do Tabernáculo media quarenta e seis metros de comprimento por vinte e três metros de largura; ele era cercado de cortinas de linho com dois metros e meio de altura. Faziam parte dele o altar dos sacrifícios que ficava logo na entrada do Tabernáculo, a Bacia de Bronze ou Lavatório, o Santo Lugar e o Santo dos Santos. O Santo Lugar era composto: do lado direito a mesa dos pães da proposição e do lado esquerdo frontal o candelabro de ouro. Ao meio e diante do véu estava o altar do incenso. Finalmente, a última parte do Tabernáculo era o Santo dos Santos, onde havia apenas a Arca da Aliança.
É importante salientar que toda a estrutura física do Tabernáculo e mais tarde do Templo erguido por Salomão tipificava a obra redentora do Senhor Jesus Cristo. O Tabernáculo representava o Reino de Deus e aqueles que ali transitavam eram somente os sacerdotes do Altíssimo. Isso significa dizer também que todo o trabalho que o cristão verdadeiro executa, seja no altar seja no átrio, tem que estar dentro dos limites do Tabernáculo, ou seja, dentro dos limites do Reino de Deus, onde o seu comportamente tem que ser diferenciado dos ímpios. Então é obra de Deus! E não é exatamente isso o que o apóstolo Pedro nos ensina quando diz: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus…” (I Pd.2.9)?! O que Pedro está dizendo aqui é que todos os verdadeiros cristãos são sacerdotes reais, ou seja, sacerdotes do Rei dos reis. E como tais, todo o trabalho que eles executam está dentro dos limites do Reino de Deus ou nos limites do Tabernáculo, haja vista que nenhum leigo ou intruso tinha acesso ao Tabernáculo, senão apenas os sacerdotes.
Em outras palavras, o trabalho doméstico, por exemplo, executado por uma pessoa genuinamente cristã também é obra de Deus. Por que? Porque sendo ela cristã, o seu excelente trabalho vai testemunhar da sua fé cristã e os beneficiados com seu trabalho ficarão admirados e glorificarão a Deus por causa dela. Da mesma forma acontece com todo e qualquer trabalhador comum que seja cristão. O seu comportamento exemplar de fazer o melhor para o seu patrão, ainda que ele seja incrédulo, lhe mostrará que os servos de Deus são os melhores operários. Isto suscitará no patrão a curiosidade de saber mais a respeito do seu empregado. E é aí que ele vai ter a oportunidade de conhecer mais a respeito do Senhor Jesus. Em razão disso o Espírito Santo terá a chance de converter a muitos que jamais iriam na igreja. Isso é obra de Deus no átrio.


Bispo Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário